Postagens populares

domingo, 5 de dezembro de 2010

08 de DEZEMBRO: Consagração Total!

Compartilhe!



Caríssimos,

Os Santos Anjos estão em contagem regressiva, pois faltam horas para a grande Solenidade da Imaculada Conceição, e para uma data que será inigualável para a vida de muitos de nós: 08 de Dezembro, quarta-feira!

Pois no será o dia em que muitos de nós estarão fazendo a CONSAGRAÇÃO TOTAL a Santíssima Virgem, pelo método que São Luis Maria Montfort nos ensina no maravilhoso "Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem", e este será o grande dia do nosso grande "arrastão" de Consagrações que preparamos para a nossa Mãe Celeste durante todo o ano, e que envolverá grupos de todo o Brasil, que estão se preparando junto conosco.

A Santa Missa das Consagrações será celebrada pelo PE. PAULO RICARDO, na Paróquia Cristo Rei (Rua Emanuel Pinheiro, n ° 200, Bairro Cristo Rei, Várzea Grande-MT), às 19 h!


Muitos estarão fazendo a sua Consagração (ou a renovando, como é o meu caso) presencialmente, e outros estarão fazendo a Consagração (ou a renovando) em grupos ou individualmente, em suas próprias cidades (havendo possibilidade de os amigos de outras cidades se Consagrarem em grupo e participarem juntos da Santa Missa da Missa, penso que é recomendável).

A Fabrícia Rodrigues está em contato com estes amigos que são de fora das redondezas de Cuiabá-MT, para confirmar os seus nomes e entregá-los durante a Santa Missa.
 
Estes amigos poderão, no entanto, estar no MT participar da Santa Missa e se consagrarem (ou renovarem a consagração) presencialmente (peço que estes avisem a Fabrícia e combinem os detalhes com ela o quanto antes); e todos os que forem se consagrar presencialmente (ou enovarem sua Consagração) podem convidar familiares e amigos para participar da Santa Missa das Consagrações.

Aliás, esta Missa é uma das Missas dominicais da Paróquia, sendo, portanto, aberta para todos os que desejaram participar!

O mail da Fabrícia Rodrigues é:

rodfabricia@gmail.com

ATENÇÃO:

O inferno treme ao presenciar isto que está para se concretizar, e não tenho dúvidas de que nestas últimas horas, o inferno não medirá esforçar para, das formas mais inusitadas, tentar fazer com que muitos desistam de se Consagrar.

Fiquemos atentos a isso!

IMPORTANTE:

- Os que forem se Consagrar ou renovar a Consagração presencialmente, tendo já enviado seus nomes a Fabrícia, deverão estar no local até as 18:30h, para prepararmos os detalhes da celebração.
 
- Os que forem se Consagrar ou renovar a Consagração presencialmente deverão estar vestidos adequadamente, de modo a expressar com a roupa "o respeito, a solenidade e a alegria", como nos orienta o Catecismo da Igreja Católica ao falar da Eucaristia (n. 1387).
São Luis Montfot recomenda que:

- no dia da Consagração, se ofereça alguem tributo a Nosso Senhor e a Santíssima Virgem, em penitência as nossas infidelidades e em sinal de dependência deles. Poderá ser algum jejum, ou penitência (ex: de doce, de refrigerante, de televisão...), ou ato de caridade a um necessitado (ver Tratado, n. 232).

- se utilize um sinal físico da Consagração, à ser levado sempre junto consigo (Tratado n.236-242). São Luis sugere usar "pequenas cadeias de ferro", mas evidentemente que este sinal pode ser substituído com algo mais compatível com o estilo de vida de cada um (como uma Medalha da Santísisma Virgem, um Escapulário, uma pequena corrente, um anel...); os que forem se Consagrar presencialmente, se desejarem, poderão trazer um sinal físico da Consagração, à ser levado sempre junto consigo (ex, uma Medalha da Santísisma Virgem, um Escapulário, uma pequena corrente, um anel...), como São Luis Montfort recomenda no Tratado (n. 236-242; São Luis sugere usar "pequenas cadeias de ferro", mas evidentemente que este sinal pode ser substituído com algo mais compatível com o estilo de vida de cada um)

- se escreva em um papel a fórmula da Consagração, se assine e se guarde (a fórmula está na página 281 do Tratado da Edição da Vozes, se chama "Consagração de si mesmo a Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, pelas Mãos de Maria", e também mais abaixo). os que forem se Consagrar presencialmente, deverão trazer um papel com a fórmula da Consagração escrita, para durante a Santa Missa ou após ela, assinarem e guardarem este tesouro; a fórmula da Consagração está na página 281 do Tratado da Edição da Vozes (se chama "Consagração de si mesmo a Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, pelas Mãos de Maria"), e segue na parte debaixo desta postagem.

- para a Consagração, se confesse (penso que a Confissão poderá ser feita algum dias antes, estando, evidentemente, sem pecado mortal para a Consagração) e se Comungue na intensão da Consagração. Ver Tratado n. 231; há um bom artigo para preparar-se para Confissão em:

http://www.reinodavirgem.com.br/vidacrista/exame-de-consciencia.html

Mais abaixo, trazemos a fórmula para a Consagração (que deverá ser escrita por cada um que irá se consagrar, assinada e guardada).

Retomamos uma eventual pergunta: Não li o Tratado ainda. Posso me Consagrar, ou iniciar os 33 dias de preparação, mesmo assim?

A nível geral, recomendo que NÃO se Consagre, e NEM MESMO que se inicie os 33 dias de preparação sem a leitura completa do Tratado, pois como se poderá preparar bem para a Consagraçao, sem a conhecê-la bem?
Além do mais, a Consagração é feita uma vez na vida, e portanto, é importante que se faça com esta preparação.

Até porque a Consagração poderá ser feito em outro momento mais para adiante, após a leitura do livro.

Provavelmente organizaremos outros "arrastões" para a Consagração em grupos em outras datas; e a Consagração também pode ser feita de forma de isolada, em uma data à livre escolha da pessoa.

Assim, recomendo a nível geral que se preparem para esta Consagração somente aqueles que completaram a leitura do Tratado até o dia 04 de Novembro, e que já estão fazendo a preparação.

E ainda: "Falhei em algum exercício prático nos 33 dias ou no dia da própria Consagração, ou então cometi algum pecado mortal durante a preparação. Devo desistir de me consagrar no dia que propus?"
Recomendo, a nível geral, que NÃO desista, e faça Consagração!

Pois como dissemos, ela é um ato interior, NÃO depende necessariamente dos atos exteriores de preparação, o Demônio odeia a consagração, e poderá se utilizar de um escrúpulo nosso em não ter cumprido 100% a preparação para nos tentar a desistir de fazer.

Por isso, recomendo que NÃO se desista por algumas falhas nesse sentido.
No caso de uma queda em pecado mortal, que haja, evidentemente, arrependimento e se busque a Confissão o mais rápido possível.

As dúvidas que restarem a respeito da Consagração poderão ser respondidas pela Fabrícia Rodrigues:

rodfabricia@gmail.com

Abaixo, segue o material com as orientações de São Luis Montfort para a Consagração.

No Jardim do Imaculado Coração da Santíssima Virgem,

Francisco Dockhorn, Seu indigno escravo por amor

-------


Fórmula da Consagração:

Consagração de si mesmo a Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, pelas Mãos de Maria 
Ó Sabedoria Eterna e Encarnada! Ó amabilíssimo e adorável Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, unigênito Filho do Eterno Pai e da sempre Virgem Maria, adoro-vos profundamente no seio e nos esplendores do vosso Pai, durante a eternidade, e no seio virginal de Maria, vossa Mãe digníssima, no tempo de vossa Encarnação.
Eu vos dou graças por vos terdes aniquilado a vós mesmo, tomando a forma de escravo, para livrar-me do cruel cativeiro do demônio. Eu vos louvo e glorifico por vos terdes querido submeter a Maria, vossa Mãe Santíssima, em todas as coisas, a fim de por Ela tornar-me vosso fiel escravo.
Mas, ai de mim, criatura ingrata e infiel! Não cumpri as promessas que vos fiz solenemente no Batismo. Não cumpri com minhas obrigações; não mereço ser chamado vosso filho nem vosso escravo, e, como nada há em mim que de vós não tenha merecido repulsa e cólera, já não ouso aproximar-me por mim mesmo de vossa santíssima e augustíssima Majestade.
É por esta razão que recorro à intercessão de vossa Mãe Santíssima, que me deste por Medianeira junto a Vós, e é por este meio que espero obter de Vós a contrição e o perdão de meus pecados, a aquisição e conservação da Sabedoria.
Ave, pois, ó Maria Imaculada, Tabernáculo vivo da Divindade, onde a Eterna Sabedoria escondida quer ser adorada pelos anjos e pelos homens!
Ave, ó Rainha do céu e da terra, a cujo império está sujeito tudo o que está abaixo de Deus!
Ave, ó refúgio seguro dos pecadores, cuja misericórdia jamais a ninguém falece! Atendei ao desejo que tenho da Divina Sabedoria, e recebei, para este fim, os votos e as oferendas, apresentadas pela minha baixeza.
Eu, N..., infiel pecador, renovo e ratifico hoje, em vossas mãos, os votos do Batismo.
Renuncio para sempre a Satanás, suas pompas e suas obras, e dou-me inteiramente a Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, para segui-lo levando minha cruz, em todos os dias de minha vida. E, a fim de lhe ser mais fiel do que até agora tenho sido, escolho-vos neste dia, ó Maria Santíssima, em presença de toda a corte celeste, para minha Mãe e minha Senhora.
Entrego-vos e consagro-vos, na qualidade de escravo, meu corpo e minha alma, meus bens interiores e exteriores, e até o valor de minhas boas obras passadas, presentes e futuras, deixando-Vos direito pleno e inteiro de dispor de mim e de tudo o que me pertence, sem exceção, a vosso gosto, para a maior glória de Deus, no tempo e na eternidade.
Recebei, ó benigníssima Virgem, esta pequena oferenda de minha escravidão, em união e honra à submissão que a Sabedoria Eterna quis ter à vossa Maternidade; em homenagem ao poder que tendes ambos sobre este vermezinho e miserável pecador; em ação de graças pelos privilégios com que Vos favoreceu a Santíssima Trindade.
Protesto que quero, de agora em diante, como vosso verdadeiro escravo, procurar vossa honra e obedecer-Vos em todas as coisas.
Ó Mãe admirável, apresentai-me a vosso amado Filho, na qualidade de escravo perpétuo, para que, tendo-me remido por Vós, por Vós também me receba favoravelmente.
Ó Mãe de misericórdia, concedei-me a graça de obter a verdadeira Sabedoria de Deus, e de colocar-me, para este fim, no número daqueles a quem amais, ensinais, guiais, sustentais e protegeis como a filhos e escravos vossos.
Ó Virgem fiel, tornai-me em todos os pontos um tão perfeito discípulo, imitador e escravo da Sabedora Encarnada, Jesus Cristo, vosso Filho, que eu chegue um dia, por vossa intercessão e a vosso exemplo à plenitude de sua idade na terra e de sua glória nos céus. Assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...